Rua Major Quedinho, 111 11º, 13º e 23º andar - São Paulo - SP 11 3123-8400

Proposta prevê cobrança da taxa de coleta de lixo junto com o IPTU

Gostou? compartilhe!

Confira nossas Notícias

17/06/2019 - 14h26

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 101/19 estabelece que a taxa de coleta domiciliar de lixo e a contribuição de melhoria devido à pavimentação sejam exigidos de forma conjunta com o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). O texto altera o Código Tributário Nacional (Lei 5.172/66) e o Decreto-Lei 195/67, que trata da contribuição de melhoria.

A proposta está em tramitação na Câmara dos Deputados. O autor, deputado Loester Trutis (PSL-MS), lembrou que, de acordo com a Constituição, cabe à União, por meio de lei complementar, realizar a uniformização da legislação tributária, por meio da edição de normas gerais.

"Como forma de resguardar o contribuinte de um emaranhado de obrigações tributárias, muitos municípios têm optado por exigir esses três tributos de forma conjunta em um único documento de cobrança", disse o parlamentar. "Essa prática caminha no sentido dos atuais imperativos de simplificação tributária e de gestão administrativa eficiente", concluiu.

Tramitação

A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara Notícias

https://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/CIDADES/578440-PROPOSTA-PREVE-COBRANCA-DA-TAXA-DE-COLETA-DE-LIXO-JUNTO-COM-O-IPTU.html



Gostou? compartilhe!